sábado, 18 de fevereiro de 2012

Conhecendo a capital amazônica

Encravada na Floresta Amazônica, Manaus é uma metrópole de quase 1,5 milhão de habitantes e a capital do Amazonas, o maior Estado brasileiro. A cidade impressiona pelas belezas naturais, com parques ecológicos e uma sucessão de áreas verdes que parece não ter fim. É uma terra de contrastes, que mescla natureza exuberante, um pólo industrial de alta tecnologia e os resquícios de um passado glorioso, no auge do comércio internacional da borracha.
Manaus surgiu na segunda metade do século XVII, com a construção do Forte de São José da Barra, na margem esquerda do rio Negro, cuja finalidade era proteger a região contra a invasão estrangeira. O nome da capital é referência aos índios manaos, que aí habitavam.
Durante muitos anos, a cidade viveu praticamente isolada. No entanto, a partir do século XIX, com o crescimento do comércio internacional da borracha, cuja matéria-prima, o látex, era extraída das seringueiras nativas da floresta, Manaus começou a atrair a atenção de homens de negócio de todo o mundo.
No fim do século XIX, a riqueza gerada pela exportação da borracha financiou a construção, em plena selva, de prédios luxuosos que reproduziam os estilos arquitetônicos em moda na Europa. No Teatro Amazonas, um dos maiores símbolos do desenvolvimento econômico daquele período, se revezavam orquestras e companhias européias de ópera.
Com o declínio do comércio da borracha, Manaus passou por longo período de esquecimento. Readquiriu importância econômica com a instalação de um parque industrial incentivado pela instituição da Zona Franca, em 1957. Hoje, destacam-se empresas que utilizam tecnologia de ponta para a produção nos setores de eletroeletrônicos, informática e comunicação.
Chove muito de dezembro a maio, deixando as cachoeiras dos arredores da cidade mais bonitas. No resto do ano, quando chove menos, surgem as praias fluviais no Rio Negro Eventos Fevereiro - Carnaval amazonense – desfile das escolas de samba no Centro de Convenções "sambódromo"
A maioria dos hotéis de Manaus se localiza no centro da cidade. São estabelecimentos adequados a viagens de negócios, mas que hospedam perfeitamente os turistas. Em Ponta Negra, à beira de uma praia fluvial, está instalado um grande resort com opções de lazer e estrutura para convenções. Para os que desejam se aventurar pela floresta amazônica, há as opções dos hotéis de selva, cujo acesso é feito por meio de barcos pelo rio Negro.
A culinária local tem como carros-chefe os peixes e vegetais amazônicos. Entre os pratos mais apreciados estão os preparados com peixes como tambaqui, matrinxã, jaraqui, pacu, pirarucu e tucunaré, assados, ensopados ou fritos. Nas ruas podem-se provar quitutes típicos, como o tacacá, uma espécie de sopa preparada com tucupi, camarão seco, goma de mandioca e folhas de jambu. Para a sobremesa, recomendam-se as exóticas frutas locais, ao natural ou em sucos, sorvetes e doces. Açaí, araçá, abacaba, cupuaçú, graviola, buriti e taperebá são algumas das mais apreciadas.
Quem preferir pratos mais convencionais encontra opções variadas de restaurantes de outras cozinhas, como italiana, portuguesa, japonesa e internacional.
O Teatro Amazonas é o maior símbolo do apogeu econômico de Manaus. Tem 700 lugares e foi construído com tijolos trazidos da Europa, vidros franceses e mármore italiano. Nele já se apresentaram importantes companhias de ópera, teatro e orquestras internacionais.
A praia da Ponta Negra, localizada a 13 km do centro de Manaus, é um dos importantes atrativos turísticos da cidade. O complexo possui quadras esportivas de areia, ciclovia, mirante, playground, um posto médico e um amplo calçadão com bares, restaurantes e lanchonetes. Dali pode-se admirar um extraordinário pôr-do-sol. Dispõe também de um moderno anfiteatro, com capacidade para 15 mil pessoas, camarim e toda a infra-estrutura para shows, sendo palco constante de diversos espetáculos populares.
Tarumã, Tarumãzinho e Cachoeira das Almas, os igarapés (braços de rios) localizados nas proximidades da cidade, são fontes de lazer para a população nos finais de semana. Manaus possui vários balneários públicos ou "banhos", como são conhecidos, que ultimamente, encontram-se em fase de recuperação e urbanização. Há também vários clubes particulares que podem ser visitados.
Para os passeios às praias e parques situados nas proximidades da cidade, muitas vezes faz-se necessária a utilização de barcos. As praias aparecem logo após o início do período de vazante dos rios, que vai de agosto à novembro. No período de cheia, a partir de dezembro, as águas invadem a areia e a mata das margens.
A Cachoeira do Paricatuba situada na margem direita do Rio Negro, num pequeno afluente, a cachoeira é formada por rochas sedimentares, cercada por uma vegetação abundante. O acesso é feito por via fluvial. O melhor período para visitação é de agosto à fevereiro.
A Cascatinha do Amor localizada no igarapé do Guedes, de águas límpidas e frias, a cascata é acessível apenas por via fluvial e, depois, através de uma pequena caminhada pelo meio da floresta.
A cerca de 34 km de Manaus, a praia do Tupé é bastante procurada por banhistas nos feriados e finais de semana. O acesso é feito exclusivamente por via fluvial. Durante a cheia do Rio Negro a praia fica restrita a 20m de largura e, na vazante, atinge até 80m.
 http://www.stw.tur.br

****************************************************************
Informativo FARO FINO.
Mensagem  para reflexão
" A vida sempre coloca em nossa frente várias opções. A escolha é livre, mas, uma vez feita a opção, cessa nossa liberdade e somos forçados a recolher as consequências." Baixada do Facebook por Anônimo

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gosto muito da minha querida Manaus, infelizmente eu estou aqui em Santarém terminando meus estudos, mas, retornarei logo logo pra minha cidade linda. Julio Almeida.