segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CAÇADORES DE CABEÇA, A LUTA DE UM POVO


CAÇADORES DE CABEÇA NA CAPITAL FEDERAL DISCUTEM SAÚDE E MELHOR ASSISTÊNCIA

Jacareacanga – Sob a liderança de Emiliano Kirixi  uma delegação de indígenas Munduruku, deverá embarcar para a Capital Federal no próximo dia 25 para serem recebidos em audiência pela presidência da Funai que é o Organismo indigenista Federal que gerencia a politica indigenista brasileira.
O encontro dos indígenas em Brasília não se limitará  em discutir  a funcionalidade da Funai de Itaituba, e sim tambem discutir a saúde indígena junto aos setores competentes, já que a promoção de saúde atual emperra em dificuldades que vão desde a falta de medicamentos básicos até a falta de pagamento salarial aos técnicos de saúde deixando a população indígena desguarnecida de uma promoção de saúde eficiente.
Junto à Funai, a delegação que representa quase 10 mil indígenas discutirá a funcionalidade do Órgão Indigenista em Itaituba, que não está satisfazendo os anseios coletivos dos indígenas, vez que nenhuma ação governamental está sendo aplicada nos territórios indígenas Sai Cinza e Munduruku; e que reclamam os Munduruku, parte dos Kayabi, e remanescentes Apiaká. Alegam os indígenas que as duas Terras encontram-se impactadas com a presença de invasores garimpeiros que no afã de faiscarem ouro enganam os indígenas, e disseminam a bebida alcoólica e até entorpecentes; além de estarem ausentes por deficiência da Funai de Itaituba de grandes discussões sobre os gigantescos empreendimentos energéticos  lançados em área de influencia da Terra Indígena Munduruku e em seu próprio interior e portanto os indígenas demonstram contrariedade com tais empreendimentos já que a Funai coloca-se ausente do assessoramento devido para mostrar aos índios formas de compensações com a implantação dos projetos.
Os indígenas esperam uma definição da nomeação do Administrador da Funai em Itaituba já que o Órgão interinamente encontra-se gerenciado por um servidor substituto desde a exoneração do indígena Ademir Kabá. Enquanto os indígenas fazem esforço para indicar um nome experimentado no trabalho  fora dos quadros da Funai, o Organismo Indigenista Federal apostando na valorização de seus funcionários estatutários recomenda e se apega em indicar uma pessoa  de seu quadro permanente.
Essa pendenga que deverá ser resolvida no encontro, deverá trazer à lume solução para o completo abandono que sofrem hoje os povos indígenas do alto Tapajós. As Terras invadidas por garimpeiros  com  beneplácito de algumas lideranças e até políticos indígenas deve merecer atenção das autoridades sob pena das invasões se multiplicarem.
Um dos cursos d’água  mais importantes do interior da Terra Munduruku, Rio Kabitutu,  e que deságua em frente a cidade de Jacareacanga encontra-se ocupado por balseiros que já se sentem familiarizados com os aglomerados indígenas ao ponto de transitarem comodamente como parte integrante da comunidade.
Além da faiscação e garimpagem ser utilizada no leito do Rio Kabitutu outra modalidade de garimpagem utilizada  nos centros (Fora Dágua) acontece com entradas de garimpeiros pelo Rio das Tropas e próprio Kabitutu é a garimpagem de poços e moinhos, onde pedras  são derrocadas das profundezas dos poços até com artefatos de fogos  quando há necessidade de implosões para reduzir de tamanho com o fito de moer. Quando os poços são abandonados  por não contemplarem o desejo de uma produção que compense o esforço econômico desprendido ou que tenha se exaurido o jazimento a abertura do poço e os rejeitos ficam a expostos a céu aberto para sempre.
Será um desafio imensurável para a Funai de Itaituba, prevenir maior dano cultural e ambiental e desintrusar as Terras indígenas que se encontram impactadas por garimpeiros  e por uma deficiente assistencia indigenista e em saúde.
A real situação atual coloca em exposição vexatória o nome da Fundação Nacional do Índio, já que sua representação em Itaituba, pouco ou nada faz em defesa da coletividade indígena do alto Tapajós para inverter essa difícil e insuportável situação.
Passagens e custeios da viagem com o deslocamento do grupo  será assumido pela Funai de Brasilia, que tambem emitiu bilhete de passagem para o servidor substituto da Coordenação da Funai em Itaituba  e que poderá ser nomeado o novo Coordenador Regional.
Fonte:  Blog do Walter-Rastilho de Pólvora

Nenhum comentário: